Saiba como chegar:

A PRAIA

É no município de Parnamirim que fica a praia de Pirangi, a mais freqüentada pelos turistas. Pirangi significa rio de peixe. A reserva ambiental é o que mais chama a atenção, pois você encontra muito verde e algumas áreas protegidas no município inteiro. A Praia de Pirangi costuma receber inúmeros turistas durante a alta temporada. Com diversas casas de veraneio em seu entorno e coqueiros enfeitando a bela paisagem, permite que os visitantes joguem vôlei ou futebol, usufruindo das maravilhas da natureza. Por ser considerada um dos refúgios de Parnamirim, tornou-se um lugar para relaxar e repor as energias, sua espaçosa faixa de areia e mar calmo de água transparente, tornou-a muito propícia para o banho. A prática de wind surf, é favorecida para os adeptos. É uma boa opção para desfrutar de um dia tranquilo, seja descansando ou tomando um refrescante banho de mar. Durante o verão, a Praia de Pirangi chama a atenção dos jovens e famílias em geral, sendo uma das praias mais badaladas com diversos shows de bandas nacionais e artistas locais.

Próximo a essa praia está localizado o maior cajueiro do mundo, que costuma receber a visita de muitos turistas. Do mirante dá para se ter uma ideia do tamanho da árvore – 9.000 metros quadrados de copa. Por baixo, parecem várias árvores juntas no mesmo lugar. Os galhos do cajueiro tocam o chão, criam raízes e continuam crescendo, o lugar conta com boa infraestrutura, com quiosques que servem petiscos e bebidas além de disponibilizarem mesas com guarda-sol para os clientes. Para se despedir do cajueiro, um suco de caju. E para levar pra casa, a tradicional castanha de caju.

RIO PIRANGI

O Rio Pirangi, que cerca esta costa, é o mais famoso do estado e por onde a capital foi descoberta. Os atrativos culturais e históricos é o que deixa a Praia de Pirangi do Norte admirável, mas o mar com arrecifes e corais, a torna irresistível. É no encontro dele com o mar que ficam algumas barracas onde o visitante pode experimentar um pouco da culinária local: peixe, camarão, caranguejo e até tapioca com recheio de siri. O turista não pode ir embora sem experimentar os pasteis de arraia, lagosta e caranguejo.

PASSEIO DE BARCO

Para começar o dia, a sugestão é um passeio de barco que acontece de acordo com a tábua de maré, saindo quase que diariamente do píer, onde os turistas embarcaram com destino aos parrachos, piscinas naturais a 800 metros da costa de Pirangi, estas piscinas são formações de arrecifes de corais, área de preservação ambiental com acesso controlado pelo Ibama/Idema.

Na maré baixa, uma parte dos arrecifes de corais fica à mostra, podendo o turista circular em áreas demarcadas para a visitação de pessoas. Dependendo da altura da maré, pequenas piscinas se formam, onde se pode observar peixes coloridos e outros animais marinhos, sem o uso de máscara. O passeio dura aproximadamente duas horas. O mar é tranquilo, com poucas ondas e águas sempre morna. Quem gosta de praticar mergulho, existem passeios disponíveis para qualquer turista. Aproveite bastante, mesmo sendo iniciante na prática. Na reserva ambiental, o visitante pode mergulhar com máscara e snorkel. O equipamento é emprestado pelas operadoras de turismo. Quem quiser também pode ir além e praticar o mergulho com cilindro. Não precisa ter experiência. O instrutor acompanha o turista o tempo todo, onde debaixo d’água é possível ver de perto peixes e corais.

As embarcações têm banheiro a bordo e serviço de bar, além de equipamentos de segurança como coletes salva-vidas e botes. A tripulação é formada por profissionais habilitados pela Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, que regularmente faz fiscalização na área.

Então que tal incluir esta linda costa do Rio Grande do Norte em seu roteiro de férias?

INFORMAÇÕES

Av. Dep. Márcio Marinho, s/n
Pirangi do Norte – Parnamirim – RN – Brasil

Telefone: +55 (84) 3238-2066
E-mail: contato@marinabadaue.com

Modo de viagem:
PORTAL DA PREFEITURA PORTAL DA PREFEITURA PORTAL GCTI