Saiba como chegar:

RIO PIUM

O rio Pium começa nos arredores dos balneários em Pium, recebendo água da Lagoa de Pium, também conhecida como Lagoa Azul, e de outras fontes vindas de Parnamirim. Mais à frente, todos os rios se juntam ao rio Pirangi, que ‘vai bater no meio do mar”, na Praia de Pirangi.

PRAIA DE PIUM

Considerada um dos recantos de Parnamirim, essa bela praia encanta seus visitantes por sua beleza e tranquilidade. É uma ótima opção para os que buscam um bom lugar para relaxar, deixando de lado a vida das cidades grandes para repor as energias.

Com uma espaçosa faixa de areia dourada, possui mar levemente agitado, com algumas ondas, principalmente quando venta. De coloração esverdeada, é muito propício para o banho e para a prática de esportes.

Próximo à essa praia, diversas casas de veraneio, além de algumas árvores e dunas. O lugar não conta com infraestrutura diretamente próxima, sendo indicado que o turista leve alimentos e bebidas para poder desfrutar de um dia tranqüilo na praia. É uma boa opção para descansar, fazer uma caminhada e tomar um refrescante banho de mar.

VALE ENCANTADO DE PIUM

O Vale Encantado faz parte do Pólo Turístico Caminhos de Pium, localizado em uma reserva florestal (Barreira do Inferno/EMBRAPA), onde oferece área de camping, uma boa gastronomia, terapia com argila e várias opções para brincar e relaxar a mente. É sempre uma surpresa muito agradável quando descobrimos oportunidades de aventura que estão perto de nós e, de algum modo, permaneceram “ocultas”.

Assim é o Vale Encantado, onde seu acesso se dá no início da trilha que está às margens da RN-063 em Pium (distrito do município de Parnamirim - RN), sendo uma espécie de refúgio, para esquecer a agitação da cidade e entrar em contato direto com a natureza, em trechos de Mata Atlântica.

TRILHA

O acesso ao Vale Encantado só é feito por barco, chegando pelo Rio Pium ou por uma trilha, com cerca de 3 Km de extensão, margeando este rio. Não há muita sinalização e, portanto, requer a orientação de quem já conhece o caminho habitué daquelas paragens.

CAIAQUE

O passeio com caiaques no Rio Pium, é disponibilizado a um custo de R$ 15,00 a hora. Apanham-se os remos, os caiaques abertos e exploram de forma positiva as redondezas e riquezas naturais. Nos meses de julho a setembro, o rio apresenta um bom volume de água, alagando áreas adjacentes, tornando o percurso ainda mais interessante.


“(…) Pium não está perto da natureza, Pium faz parte da natureza. Farfalhar de árvores, canto de pássaros, cheiro de terra, vento calmo... são estas as sensações - companheiras” (Caminhos de Pium)

DICAS & ORIENTAÇÕES

Mediante agendamento prévio, é possível fazer o percurso até a foz do rio, na Praia de Pirangi com acompanhamento de guia, proteção solar para o passeio de caiaque é fundamental.

Contatos do Vale Encantado:

Doracelis Marques ou Moizaniel da Silva (Tuta)
www.facebook.com/valeencantadopium
(84) 9928 2786 doracellismarques@hotmail.com

Modo de viagem:
PORTAL DA PREFEITURA PORTAL DA PREFEITURA PORTAL GCTI