Parnamirim é reconhecida internacionalmente como "Trampolim da Vitória", tendo fortes ligações históricas com a Segunda Guerra Mundial quando se tornou sede da então base aérea americana Parnamirim Field — hoje Base Aérea de Natal — devido à sua localização estratégica global, servindo de ponto da partida de muitas aeronaves americanas, de todos os tipos, para levar tropas para o front da África.

A grande movimentação de soldados americanos influenciou a população local introduzindo sua cultura e, movimentando, de certa forma, a economia da cidade e até mesmo participando da vida social dos habitantes à época. A origem do nome Parnamirim vem da expressão “Paranãmirim” da língua tupi, significa "rio pequeno", acredita-se que o “Paranã-mirim” conhecido pelos índios potiguares, habitantes da capitania do Rio Grande na época da colonização (século XVII), tenha sido algum curso d’água já desaparecido.

Parnamirim é uma cidade brasileira localizado no estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Região Metropolitana de Natal, distante desta doze quilômetros. Ocupa uma área de 120,202 km², e sua população foi contada no ano de 2010 em 202 413 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o terceiro município mais populoso do estado. Na última década, Parnamirim registrou crescimento de 21,78% nos indicadores de renda, saúde e educação.

Com esse resultado, a cidade atingiu o grau de alto desenvolvimento humano, conquistou o primeiro lugar no ranking do Rio Grande do Norte e é o município com o quinto melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Nordeste, os dados fazem parte do Atlas do Desenvolvimento Humano de 2013, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

A cidade de Parnamirim abriga a sede do Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, primeira base do tipo no país. Pontos turísticos como o maior cajueiro do mundo e as praias de Cotovelo e Pirangi do Norte, somando por abrigar eventos e shows musicais durante a alta estação, fazem da cidade um dos principais destinos turísticos do estado, onde vive um intenso crescimento econômico, especialmente no setor imobiliário, se tornando uma verdadeira extensão de Natal.

A sede tem uma temperatura média anual de 21,1°C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Sua taxa de urbanização é de 100% (2010), classificando Parnamirim como o município mais urbanizado do Rio Grande do Norte, e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,760, nomeado médio e o segundo maior no ranking estadual.

EVENTOS

Janeiro
- Veraneio nas praias de todo o litoral.
Fevereiro
- Carnaval na Praia de Pirangi.
Abril
- Semana Santa no Litoral.
Maio
- Festa de Nossa Senhora de Fátima - Padroeira.
Junho
- Festa do Sabugo.
- Arraiá nos Bairros.
Outubro
- Festa do Boi.
Dezembro
-Dia 17 - Aniversário do Município.

PORTAL DA PREFEITURA PORTAL DA PREFEITURA PORTAL GCTI